1 MINUTO COM VISEU RURAL
Concurso Audiovisual Jovem.

Coordenação: Binaural Nodar e Município de Viseu.

No âmbito do projeto Viseu Rural 2.0 – cofinanciado pelo projeto Viseu Terceiro do Município de Viseu, pelo programa Europa Criativa (Centro de Informação Europa Criativa) da União Europeia – Réseau Tramontana e pela Direcção-Geral das Artes.

Candidaturas entre 15 de agosto e 31 outubro de 2017

Anúncio dos resultados até 15 novembro de 2017

Filme coletivo a realizar incluindo melhores vídeos com estreia de exibição até 15 de dezembro 2017.

A Binaural/Nodar é um projeto cultural contemporâneo atuando na região de Viseu Dão Lafões nas áreas da arte sonora e de criação multimédia, documentação patrimonial audiovisual, educação sonora, criação para rádio e publicações (online, livros, CD, DVD). A Binaural/Nodar já acolheu mais de 150 artistas e investigadores, produziu mais de 50 obras sonoras e media próprias e difundiu o seu trabalho em muitos países da Europa, América e Ásia. A Binaural/Nodar é membro ativo de três redes europeias dedicadas à criatividade e ao desenvolvimento territorial: Rede Tramontana de arquivos de memória de zonas rurais europeia; Rede SOCCOS de residências artísticas em arte sonora; Rede SUSPLACE de pesquisa multidisciplinar na área dos processos de sustentabilidade social de territórios locais. A associação é ainda parte da Rede Cultural Viseu Dão Lafões conjuntamente com o Teatro Viriato, ACERT, Cine-Clube de Viseu e Teatro do Montemuro.

Viseu Rural 2.0 é um projeto integrado de documentação patrimonial, de criação artística sonora e media e de difusão cultural desenvolvido nas freguesias rurais do concelho de Viseu desde 2015. O projeto parte de um pressuposto de necessidade de se conferir expressão e densidade a todo um arco rural que envolve a cidade de Viseu e cuja memória e estrutura fazem também parte da história da própria cidade.

O Concurso 1 Minuto com Viseu Rural

a) Ojetivos

Este concurso parte da perceção de que é necessária uma maior ligação ao seu território por parte dos jovens nascidos, residentes ou com raízes nas localidades rurais do Município de Viseu, na medida em que constatamos como o mundo contemporâneo, as redes sociais e as dinâmicas urbanas oferecem um imenso poder de atração aos jovens, o que coloca muitas vezes em causa o seu amor pelas origens e o seu aprofundamento da memória e cultura das referidas localidades. Ora, estas realidades podem conviver de forma harmónica, sendo como tal útil desmistificar uma pretensa dicotomia inultrapassável entre modernidade e tradição.

b) Caracterização e termos do concurso

O Concurso 1 Minuto com Viseu Rural é lançado para que jovens entre 13 e 19 anos de idade, nascidos, residentes ou com raízes nas localidades rurais do Município de Viseu, efetuem e submetam a concurso vídeos de exatamente um minuto, sempre gravados nas referidas localidades, e que reflitam um local especial, uma paisagem, uma manifestação etnográfica, uma pequena entrevista, um poema lido na paisagem, um conto, uma narração etc.

Cada jovem poderá enviar um ou vários vídeos de exatamente um minuto, devendo serem asseguradas as seguintes condições mínimas:

1 – Os vídeos podem ser realizados por qualquer tipo de aparelho de vídeo (smartphone, câmara fotográfica com vídeo, câmara profissional, etc.).
2 – A definição do vídeo deve ser mínimo HD (1920×1080 pixéis), podendo ir até 4k.
3 – Ausência de créditos ou outros textos no vídeo.
4 – Boa qualidade de gravação (luz equilibrada, imagem estável, som sem ruídos de vento ou outros ruídos mecânicos ou de vozes ao fundo, voz nítida).
5 – Aconselha-se a usar um suporte ou tripé para a gravação ser o mais estável possível.
6 – O material deverá ser submetido na forma de ligações (Google Docs, Dropbox etc.) através do formulário de contacto disponível em http://www.viseururalmedia.org/contactos.

c) Vídeos selecionados e premiados

Serão premiadas 10 obras, sendo os seguintes os prémios em materiais audiovisuais a atribuir:

1º prémio: 600 Euros em material audiovisual
2º prémio: 400 Euros em material audiovisual
3º prémio: 300 Euros em material audiovisual
4º a 10º prémio: 100 Euros em material audiovisual

Total de prémios a atribuir: 2.000 Euros.

Os 20 melhores vídeos serão incluídos, num filme a realizar até 15 de Dezembro de 2017 pela Binaural/Nodar, o qual será apresentado num evento até ao final do ano e terá divulgação nacional e internacional, sendo que os nomes dos autores dos vídeos incluídos farão parte da ficha técnica do referido filme. Desta forma, o filme final será o resultado de múltiplas visões e sensibilidades jovens do Município de Viseu.

Na seleção dos vídeos serão ponderados fatores como o género, a idade, a distribuição geográfica dos vídeos, vídeos realizados por jovens emigrantes com raízes nas aldeias do Município de Viseu.

d) Informações adicionais sobre este concurso

Contactar Luís Costa (presidente da direção da Binaural/Nodar):
Tel. +351 918 951 857 ou luis@binauralmedia.org